Menu Fechar

QUARESMA – São Gabriel Arcanjo – 23:15h

A folia está se aproximando; para muitos já começou, cedo caíram na gandaia. Depois vem a Quaresma que lembra os quarenta dias em que Nosso Senhor Jesus Cristo passou no deserto em jejum e oração.
Já não é de hoje que muitos não respeitam este tempo quaresmal. São as portas dos bailes, boates que não fecham, sons estridentes. Cadê o respeito e o silêncio. Muitos já não tem mais consciência do pecado, as lojas, fábricas e mercados se esbaldam com variados chocolates do mais simples ao mais luxuoso e se esquecem do verdadeiro sentido.
O tempo agora não é só para comer chocolates e espalhar coelhos por aí, é tempo para pensar que todos tem que se apresentar aprovados diante de Deus.
O Emmanuel está retornando, a Sua vinda é iminente, ficar brincando de pata-cega não dá mais, ignorar as profecias também não. Quem não se confessa e alega fazer direto com Deus, é a mesma coisa que você precisar ir ao Tribunal falar com o juiz e você vai procurar o faxineiro; de nada vai resolver, é querer tapear Deus.
Você recebeu um folheto tão simples na linguagem. A pedido de Jesus do Horto, faça chegar a outras pessoas, não esqueça de citar a fonte. Jesus tem muita sede de almas, Ele espera uma resposta mais concreta.
Sou o anjo mensageiro da boa nova; Jesus está para chegar!
São Gabriel Arcanjo
QUARESMA – Tempo de grandes graças
A Quaresma é um tempo riquíssimo em que o Pai derrama grandes graças sobre aqueles que procuram vive-la em profundidade.
O Tempo da Quaresma originou-se daqueles quarenta dias que Jesus passou no deserto em jejum e oração, antes de começar sua vida pública com força total. E ela tem o mesmo sentido para nós hoje. É um tempo de oração, de jejuns, de esforços que nos levam para deus. Para quê? Para sermos cristãos mais fervorosos, libertos e cheios do Espírito Santo.
A Quaresma é um tempo de conversão. Converter-se é dar uma guinada, mudando a ordem das nossas prioridades. É colocar Jesus em primeiro lugar em nossas vida, em nossos pensamentos e em nossas atitudes. Se vivermos bem a Quaresma, ressuscitaremos com Cristo na Páscoa e seremos “outros Cristos” neste mundo.
Mesmo que já tenhamos uma vida correta, de oração, de caminhada com Jesus, de busca da santidade, sempre existe um ponto ou outro em nó que precisa de conversão.
Por essa razão, encaremos essa Quaresma como um convite que o Pai faz a cada um de nós. Ele nos convida a refletirmos sobre nossa vida e nossa conduta, para abraçarmos sua Vontade e seu Plano de amor a nosso respeito.
Vamos dar “passos na fé”? Um passo muito importante na Quaresma é buscar o Sacramento da Confissão. Trata-se de um Sacramento que abre as portas do nosso coração para as grandes bênçãos que o Pai quer nos dar.
Esse folheto foi feito para ajudar você a se preparar para uma boa Confissão. Leia e procure colocá-lo em prática para que esse tempo de conversão produza frutos para a sua salvação. Deus abençoe!
Propósitos para viver na Quaresma:
-Silêncio: Procure imitar o silêncio de Maria Santíssima. Se for falar mal de alguém, pare, pense e reze por esta pessoa ao invés de maldizê-la.
-Oração pessoal: Reserve um tempo do seu dia para sua oração pessoal. Leia e medite a Palavra de deus para colocá-la em prática. Se for possível, prepare em sua casa um pequeno altar. Coloque um crucifixo, uma vela e , nesse ambiente, você poderá ter o seu encontro íntimo com Deus.
-Via Sacra: Reserve um tempo para meditar as estações da Via Sacra, de preferência na sexta-feira. São Gabriel Arcanjo
Obras de Misericórdia: Deus, em sua infinita misericórdia, nos deu seu Filho único Jesus Cristo e o que Ele nos pede é que tenhamos um coração misericordioso: faça uma visita a um doente, um idoso, um órfão, ajude uma família necessitada doando uma cesta básica, roupas, etc. Faça algo de bom por alguém!
-Confissão: Quem confessa os próprios pecados já está agindo em harmonia com Deus. Eu recomendo, incentivo e exorto você a buscar o perdão misericordioso de Deus por meio deste Sacramento. Você sentirá a diferença em sua vida, porque essa diferença é a graça e a benção que vem junto com este perdão. O importante é tomar consciência de tudo o que o Senhor deseja realizar em sua vida e se esforçar para não deixar a graça passar.
A Confissão
A Confissão é um Sacramento que nos conduz à adoração. Por isso devemos receber todos os sacramentos, especialmente o da confissão, também em oração e adoração. O penitente deve se confessar orando a Deus e o sacerdote aconselhá-lo orando a Deus.
Mais que uma listagem de pecados, este abençoado Sacramento é uma oração sincera de perdão. Neste processo, a pessoa é curada em seus desequilíbrios emocionais, que estão diretamente sob o controle de sua vontade. E, como muitas das curas em nós implicam em perdão, através deste, o equilíbrio emocional é restaurado e o caminho para a cura física também fica aberto. (2Samuel 12, 1-15; João 20, 22-23; Tiago 5, 16; 1João 1, 7-10. Lucas 15, 11-32).
Alguns itens para fazer um exame de consciência:
Antes de se confessar peça ao Espírito Santo a graça de reconhecer-se pecador e de confessar todos os seus pecados com um vivo arrependimento e com o propósito de não mais ofender a Deus, buscando uma vida de mais santidade, perguntando-se:
Há quanto tempo você não se confessa?
Comungou em pecado mortal?
Escondeu conscientemente algum pecado grave em Confissões anteriores?
Confessou com clareza seus pecados ou foi demasiado parcial em suas palavras?
Fez a penitência que lhe foi imposta pelo confessor?
Reparou os danos que causou ao próximo?
Respeitou o jejum eucarístico de uma hora antes da comunhão?
Faltou às Missas aos domingos e dias santos?
Está verdadeiramente arrependido dos seus pecados e luta para não pecar mais?
DEZ MANDAMENTOS DE DEUS:
1º Amar a Deus sobre todas as coisas.
2º Não tomar seu Santo Nome em vão.
3º Guardar domingos e festas de guarda.
4º honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Não pecar contra a castidade
7º Não roubar
8º Não levantar falso testemunho
9º Não desejar a mulher do próximo
10º Não cobiçar as coisas alheias
Mandamentos da Santa Igreja Católica:
1º Participar da Missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho.
2º Confessar-se ao menos uma vez por ano, para os relaxados.
3º Receber o Sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da Ressurreição.
4º Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja.
5º Ajudar a Igreja em suas necessidades
SETE PECADOS CAPITAIS
1º Luxúria: apego e valorização extrema aos prazeres carnais, à sensualidade e sexualidade: desrespeito aos costumes, lascívia.
2º Gula: comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano.
3º Avareza: apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens materiais e de acumular riquezas.
4º Ira: raiva contra alguém, desejo de vingança.
5º Soberba: manifestação de orgulho e arrogância.
6º Vaidade: preocupação excessiva com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros.
7º Preguiça: negligência ou falta de vontade para o trabalho ou atividades importantes.

Fonte: ASSOCIAÇÃO DO SENHOR JESUS, Pe Eduardo Dougherty, SJ, Campinas, SP
www.asj.org.br