Fico feliz quando as pessoas percebem os sinais de Deus que são muitos, destaco desta vez a água benta que muitos desprezam. Não deveriam, assim como recebeste assim deve transmitir a todos, o céu agradece a quem traduziu este artigo. Alerto que a benção da água pelos meios de comunicação não tem validade, muitos são curados pela fé e não pela água.
Santo Elias
A ÁGUA BENTA
Escrito pelo Pe François Zanini
Extraído do Jornal Stella Maris outubro de 2012 nº495, Traduzido por Izabel dos Koscianski
A NATUREZA DA ÁGUA BENTA
A água benta contém água e sal por duas razões: a água purifica e o sal protege. A água benta devolve portanto a pureza ao coração do homem e protege contra o Maligno que poderia perde-lo.
No Antigo Testamento a água sempre tem uma função miraculosa.
A água do Mar Vermelho se fecho sobre os egípcios e salvou os hebreus. No deserto a água saiu do rochedo para acabar com a sede deles. No Jordão, Naamam foi curado da lepra quando se banhou naquelas águas. (2R 5, 14).
No Novo Testamento, Jesus utilizou também muitas vezes a água para fazer milagres. No Jordão, Ele santificou a água pelo Seu Corpo. Em cana, ele transformou a água em vinho no seu primeiro milagre. No poço de Jacó, Jesus converteu a samaritana, pedindo-lhe água para beber. E para o cego de nascença Ele lhe devolveu a vista, enviando-o para se lavar na piscina de Siloé (J, 9)
O sal faz parte da água benta.
Dá sabor aos alimentos cozidos e permite a conservação dos produtos evitando a putrefação. Na água benta que purifica, o sal age impedindo, organicamente o bolor da água. Mas simbolicamente, conserva na minha alma aquela pureza interior efetuada pela água benta recebida com fé.
O sal outrora era também uma moeda de troca, pois, era um produto raro e caro. Pagava-se com sal na Idade Média. E no Antigo Testamento, o sal era pedido para todos os sacrifícios como uma parte ajuntada à oferenda que faziam os homens para Deus.
“Tudo o que ofereceres em oblação será temperado com sal e não deixarás faltar em tua oblação o sal da aliança com o teu Deus. Em todas as tuas oferendas, oferecerás sal” (Lev 2-13)
Jesus encoraja o cristão a ser o sal da terra, esto é, dar por sua fé o fosto de Deus aos homens.
A água benta serve para consagrar a criatura a Deus, a escapar dos poderes maléficos e ainda a tornar as ações em sobrenaturais pela bençao de Deus sobre ela.
A água benta é utilizada nos exorcismos. Age para expulsar Satan ou os espíritos maus da alma e do corpo humano e o sal assegura ao cristão uma proteção garantindo simbolicamente a não corrupção do seu ser pelas forças maléficas.
Nas bênçãos com água benta, depois da sua ação no exorcismo, assegura uma força moral contra os ataques do Maligno e obtém efeitos sobrenaturais na alma, para torná-la mais resistente ao mal e às tentações.
A água benta só existe pela benção do padre e deve conter nela: o sal e a água para ser verdadeiramente uma água benta litúrgica e eficiente contra o mal.
Pequena história da água benta
Desde a Criação, a água foi santificada consagrada pelo Espírito, quando lemos no gênese: “O Espírito de Deus estava sobre as águas (Gn 1, 2)
Moisés misturou a água benta com o sangue da vítima e aspergiu o povo para assegurar sua purificação.
Na nova Aliança, Jesus consagrou a água do Jordão, fazendo-se batizar por João Batista. Pelo Seu Corpo, Ele purificou aquela água. É por isso que nos nossos dias, a água do batismo purifica a alma do pecado. E o santo Crisma dá a força à criança e ao catecúmeno para resistir ao mal e permanecer fiel às promessas do batismo.
Os papas desde Alexandre I no segundo século até João Paulo II tem chamado os padres para benzer o povo e purificar de seus pecados preparando-os assim ao Santo Sacrifício da Missa.
Em 1990, no Concílio de Nantes, a água benta foi utilizada para aliviar as almas do Purgatório que se beneficiam desta graça pela comunhão dos santos.
A água benta reconhecida como sacramental, possui uma virtude de reconciliação e de intercessão que aproveita para os falecidos.
No IV Concilio de Mayence em 1529, a água benta recebeu o poder de afastar as doenças e acabar com as calamidades públicas.
Uma pausa para pensar: porque não jogar água benta na Cracolândia em São Paulo e outros lugares de uso de drogas?
A água benta não é um processo mágico.
A água benta age em função de nossa fé, pois, Jesus não operou curas e milagres, senão em função da fé daqueles que queriam a graça.
“Vai, a tua fé te salvou”, foi o leitmotiv de Jesus para aqueles que Ele curava em Israel. A água benta é um meio de salvação e não um ato mágico.
É sempre Deus que vos abençoa pela autoridade do padre, E pela benção da Igreja, a água recebe todas as qualidade que lhe confere a fórmula da benção. É então que, empregada sobe a criação ou as criaturas age com um a força purificante e protetora com suas virtudes curativas e santificantes.
A benção é dada em nome da Santíssima Trindade pelo padre e opera conforme a fé do cristão, o milagre do amor de Deus no homem.
É preciso benzer todo dia sua morada, pensando em si, nos seus e nas almas do purgatório. A água benta pode curar a doença e assegurar proteção para a família, os bens: o gado, campo, usina, comércio, etc…
A Igreja pede para as pessoas fazerem o sinal da cru muitas vezes com a água benta e rezar, espalhando sobre a casa, de manhã e à noite.
Os milagres produzidos pela água benta e a fé cristã.
Durante séculos, a água benta produziu milagres e continua ainda nos nossos dias. A água benta age sobre aqueles que a utilizam com fé e amor e manifesta pela sua graça a bondade e a misericórdia de Deus.
A água benta tem poder sobre a natureza, a capacidade de cura e o poder de expulsar demônios.
Milagres acontecidos e narrados pelo bispo de Lampasak em 325.
O mar acalmado por São Genaro de Auxerre 448, um leproso curado por São Theodoro em Galitié.
E São Bernardo pela água benta livrou uma criança possuída pelo demônio que gritava depois de curada: “Obrigada meu Deus, estou curada”
A água benta faz prodígios e se os cristãos fossem mais sábios e acreditassem, eles procurariam sempre para proteger seus bens, para se curar dos males, bebendo da água benta. Também para se assinalar com ela(sinal da cruz) e par se proteger do maligno, cada manhã e noite.
Curas operadas pela benção com água benta. Cristãos que a usaram com fé viram rebanhos curados de doenças, água de poço mulheres e homens curados de câncer ,enfim uma lista de prodígios.
A água benta é um meio de salvação para o corpo e Alma.
Deus quer se servir deste sacramental da Igreja, para curar e proteger seus filhos. É preciso lembrar que não é um talismã com poder mágico, é uma graça divina dada ao homem e que pode salvar fisicamente ou espiritualmente, se é pedido com fé e amor ao Senhor. Deus não recusa nada a um coração puro e a uma fé sincera.