Todos os dias são dias para Deus, mas esta cidade deu um destaque especial à Mãe de Deus, a Virgem Maria, Mãe dos Homens, para muitos é divertimento, especialmente para as crianças. Noutro ponto é um meio lucrativo, são muitos os que se beneficiam, é questão de fé e devoção. Não se pode esquecer daqueles que condenam como idolatria, que pena muitos pensarem assim, também como feriado, dia de descanso.
Deus se utiliza de um meio, manifesta e fala por meio da sarça ardente, um arco-íris no céu, sinal de aliança, as tábuas da lei, mandamento da Lei de Deus, poderia citar outros , Arca da Aliança protegida por querubins para que levassem em procissão. Por fim, assim o Filho de Deus permitiu, a toalha de Verônica que tocou o Santo Rosto e a mortalha que ficou impresso o martírio. Como Deus não ia permitir que se fizessem representações para melhor evangelizar e alimentar a fé que nos últimos tempos tem esfriado muito. Podem ter a certeza de que ela não fala, mas no silêncio e na sua expressão , ela tem muito a dizer.
Não condenem, mas ajudem a resgatar os seus filhos da droga, da prostituição, da marginalidade. A Mãe traz em seus braços, o Menino Deus, não um fruto do aborto. Aborte esta ideia, não abortem os seus filhos que também são filhos da Virgem Maria. Andem sempre no caminho de Deus como andou a Virgem Santíssima, não fiquem batendo em tudo quanto é porta. Esposas, respeitem vossos maridos como ela respeitou José, maridos, respeitem vossas esposas como José respeitou. Sejam filhos da luz e não filhos das trevas, a Mãe é a Mãe da Luz, portanto não deixem que vossa luz se apague. Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar assim como fez Maria de Nazaré. Aprendam a suportar todo sofrimento, olhem para a Mãe das Dores, exemplo para todos. Fazer a vontade do Senhor e não a sua, Maria sinal de expressão: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade” ; “ Fazei tudo o que Jesus disser”
São Gabriel, Mensageiro de Deus
Nota : Nossa Senhora Mãe dos Homens, Padroeira de Araranguá.