Menu Fechar

Santo Isidoro Lavrador – 15/05

O santo de hoje nasceu em Madri (Espanha), no ano de 1070. Filho de uma família de camponeses, eram pessoas muito simples e seguidores de Cristo.

Ele era lavrador, um camponês, e trabalhava com a sua família numa propriedade que havia sido arrendada por seus pais. Vocacionado ao matrimônio, casou-se com Maria Turíbia e tiveram um filho, que faleceu ainda cedo. Mesmo após a morte do filho, ele e sua esposa se dedicaram ainda mais em ajudar aos pobres e necessitados.

Vida difícil e sacrificante, Isidoro santificou-se ao aprender a mística de aceitar e oferecer a Deus suas dores. Participava diariamente da Santa Missa e trabalhava para um patrão injusto e impaciente.

Santo Isidoro: um homem fiel, de perdão, que, numa tremenda enfermidade, não se revoltou, mas consumiu-se por amor a Deus. Deixou um rastro de humildade, simplicidade e amor aos mais sofridos. Morreu no ano de 1130, em Madri, sendo enterrado sem nenhuma distinção.

No ano de 1622, após confirmar alguns milagres pela intercessão de Santo Isidoro, o papa Gregório XV, celebrou sua canonização. Nesta celebração foram canonizados, também Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier, Santa Teresa d’Ávila e São Filipe Néri.

Santo Isidoro Lavrador é lembrado como o padroeiro dos trabalhadores rurais, dos desempregados, dos indígenas e é também padroeiro da cidade de Madri.

Santo Isidoro, rogai por nós!