Menu Fechar

OS PECADOS – São Pio- 17:40h- 22/03/2019

O Senhor na sua infinita misericórdia, escolheu este humilde servo pecador; muitas foram as experiencias com as almas do purgatório. Na visão me foi mostrado o fogo do inferno bem como as almas que caem aos milhares; Deus jamais quer condenar uma alma, a alma se condena por si própria; pelos seus atos que não agradam o céu.

Era incontável a fila de pessoas que queria uma orientação, uma confissão, muitas vezes passava o quarteirão. Vejo a importância da confissão que muitos não dão o devido valor, outros pensam que falando direto com Deus está correto. Tem aqueles que diante do sacerdote esconde os pecados; isto é muito grave. Se esforcem para viver uma vida de santidade, fujam das ocasiões de pecado, não sejam escravos dele. Combatam o mal e não os homens.

São Pio

CONFESSE BEM (texto revisado por sacerdotes que amam a confissão)

Para grande tristeza de Deus, a imensa maioria dos católicos hoje em dia perdeu a noção da gravidade do pecado: o quanto ele ofende ao Pai e o quanto o pecado de uns prejudica a eles e a todos. O pecado é a causa de todos os males e doenças, de toda a humanidade: ele não somente ofende a Deus, como o Pai se obriga a permitir que o Demônio inflija o sofrimento aos homens, porque é através deles que ele resgata muitas almas. Se não houvesse pecado no mundo, não haveria doenças nem males. Se todos os católicos comungassem em estado de graça, não haveria entre nós pessoas fracas e nem doentes, como diz São Paulo. Leiam I Corintios 11, 27-32. Isso é muito sério! O mundo seria transformado em um paraíso!

Depois de ter perdido a noção da gravidade do pecado, também os católicos relaxaram quanto a única forma de se livrar deles: que é através de uma boa e santa confissão sacramental, feita a um sacerdote. Atenção: Não tem valor a confissão comunitária; fora dos tempos de grave exceção, e não existe confissão direta com Deus. Um dos mandamentos da Igreja obriga todo católico a se confessar pelo menos uma vez por ano, e perguntamos: quantos bilhões estão em falta com este mandamento, que é lei de nossa Santa Igreja? Não cumprir isso é mais um pecado grave. A pessoas que muitos anos não se confessam, e vão comungar! No que cometem um sacrilégio, um pecado gravíssimo! E depois reclamam injustamente das suas dores e doenças, da falta de emprego, da falta de dinheiro, das brigas em família e de tudo o mais que os aflige. Veja..

O pecado tem diferentes graus de gravidade, e a Igreja os define como mortal ou venial. O pecado é mortal e grave, quando há matéria é grave, e a pessoa sabe que aquilo ofende a Deus; mesmo assim o comete ou nele consente! O pecado é venial ou leve quando a matéria é leve e a pessoa cai por fraqueza, sem plena consciência ou sem total consentimento. Lembre que o pecado ocupa o lugar da graça. Muitas pessoas pedem graças a Deus, mas Ele não pode atender, porque elas estão com a alma cheia de rancor, de ódio e carregada de sacrilégios. Nesta alma não ha lugar para Deus!

Todo pecado, grave ou leve, é sempre um mal, e tem um duplo efeito: Ele sempre ofende a Deus e sempre ofende e prejudica aos irmãos. Ele provoca uma culpa e causa um dano. Quanto a culpa diante de Deus, as pessoas podem se livrar dela através de uma boa confissão. Quanto ao dano causado aos outros, é preciso que a pessoa cumpra com fidelidade a penitencia imposta pelo confessor, e se for o caso, que vá desculpar-se a quem foi prejudicado ou ofendido. Um exemplo: alguém rouba de outro um bem qualquer; não basta a pessoa ir ao Padre e dizer que roubou aquilo; é preciso que antes ela devolva o bem e peça perdão ao dono. Se não fizer isso em vida, Deus até poderá perdoar a pessoa se ela se arrependeu, mas a Justiça Divina exige a reparação do dano causado: se ela não devolve o bem, pagará mais tarde no purgatório., que é temporário e acolhe os pecadores que não saudaram suas contas aqui ainda em vida.

Mas nem tudo está perdido. Para que a pessoa se sinta livre, liberta da garra do Inimigo e feliz, Jesus, em sua bondade infinita, nos deixou o Santo Sacramento da confissão, dizendo aos apóstolos: a quem perdoardes os pecados, estes lhes serão perdoados, a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos (João 20,23). Não existe outra forma. Estamos neste período no ano da misericórdia e foi aberta pelo Papa a Porta da misericórdia que permite ao fiel penitente receber uma indulgência plenária – que pode livrar o pecador de todas as suas penas do purgatório, devidas até aquele dia. Infelizmente, devido ao que alguns padres não estão alertando, as pessoas estão passando pela porta, achando, muito erradamente que a porta perdoa os pecados. Isto está muito errado! Não se iluda, nem se deixe enganar! Somente a confissão sacramental, feita no mínimo nos últimos 15 dias, e no caso de a pessoa ter certeza de que não está em pecado grave, permite que as pessoas recebam tal indulgência plenária. Mas sem a confissão, sem alma limpa, não existe indulgência.

Antes seguir, anote bem, essa Santa máxima: o perdão é o princípio da cura do corpo e da alma; quem não perdoa, nem pede perdão, é escravo de Satanás, que o oprime continuamente. Tal pessoa nunca se cura, e nunca é livre e feliz. Satã odeia o perdão e odeia a confissão, porque é ela que mais tira almas das suas garras, conforme disse São Bernardo.

Assim, para receber a imensa graça de ser feliz e livre, é preciso que a pessoa cumpra fielmente certos requisitos:

1º- fazer um profundo exame de consciência para ver onde errou; se foi voluntário ou involuntário.

2º- ter um profundo arrependimento dos pecados que cometeu: deve aceitar que errou e não tentar se desculpar.

3º- fazer uma promessa firme de não cometer mais as mesmas faltas; deve pelo menos lutar contra a sua fraqueza.

4º- relatar fielmente ao sacerdote, cada um dos seus pecados; isso sem esconder nenhum deles.

5º- rezar ou cumprir fielmente a penitência imposta pelo confessor; é muito importante cumprir bem.

6º- Reparar, conforme o caso, o dano causado a alguém. Não se esqueça disso, o Purgatório é terrível, evite-o.

ATENÇÃO: A confissão pode ser inválida se: 1- A pessoa omitir de propósito ou por vergonha um pecado; 2- se a pessoa estiver vivendo em adultério, ou em pecado continuado, como a união gay, ou ser traficante; 3- se ela não teve contrição perfeita nem arrependimento sincero; 4- se confessou por modismo, ou se tentou enganar a Deus; 5- se não cumpriu com fidelidade a penitência imposta pelo confessor; 6- se for lá se desculpar ou contar os pecados dos outros. Estas são coisas graves e muito comuns.

O Padre Pio, que era um célebre confessor e via o interior das almas das pessoas, expulsava em torno de 30% dos penitentes, caso cinicamente o quisessem enganar desta forma. Tais confissões se tornaram sacrílegas e com o efeito negativo, duplicado. A maioria das pessoas voltava depois arrependida e fazia uma excelente confissão valida.

Vejamos o exame de consciência relatando apenas os pecados mais comuns, que ferem a cada um dos dez mandamentos da lei de Deus. Abaixo listamos alguns, apenas como referência, mas cada um deve se examinar sem tentar se justificar em nada. Deve assumir sua culpa até mesmo se não tenha, porque todos nós ofendemos a Deus muitas vezes ao dia.

1º Amar a Deus sobre todas as coisas: duvidei da existência de Deus? Duvidei da Igreja Católica? Fui aos cultos de outras igrejas e religiões? Zombei das coisas santas? Desconfiei da misericórdia de Deus? Revoltei-me contra Deus? Frequentei seitas contrárias a fé, como: espiritismo, quimbanda, candomblé, mesa preta, mesa branca, seixo no iê, cartomantes, feiticeiros e adivinhos? Usei amuletos ou objetos para dar sorte? Acreditei em horóscopos? Acreditei na reencarnação? Pequei no intuito de me confessar mais tarde? Sou filiado a maçonaria?

2º Não pronunciar Seu Santo nome em vão: Profanei o Santíssimo sacramento? Profanei coisas santas, como lugares e imagens consagradas a Deus? Blasfemei contra Deus? Contra Maria Santíssima? Contra os Santos? Contra os padres e ministros da Igreja? Roguei praga contra Deus? Jurei falso em nome de Deus? Ofendi a Deus? Deixei de cumprir promessas? Tratei a Deus de modo irreverente? Revoltei-me por Deus não ter me atendido?

3º Guardar domingo e dias Santos: Deixei de participar da missa obrigatória aos domingos e dias santos? Cheguei tarde a missa por desleixo? Fui irreverente na Santa missa? Trabalhei aos domingos? Tirei outras pessoas de assistirem a missa? Costumo programar atividades aos domingos para fugir da missa? Assisto a missa apenas pela TV podendo ir pessoalmente? Não aproveitei ao domingo para rezar um pouco mais? Lembro que faltar a missa podendo ir é pecado grave, que impede de comungar. Quem comunga sem antes se confessar, comete sacrilégio, pecando em dobro.

4º Honrar pai e mãe: Desrespeitei os meus pais ou superiores sendo áspero com eles? Entristeci meus pais com meu comportamento? recusei-lhes a devida obediência e assistência? Obedeci, mas de má vontade? Desejei-lhes o mal? Não cuidei deles na velhice? Deixei de rezar por eles? Cheguei a bater neles? Sendo adulto, não trabalho para que eles me sustentem? Para os pais: descuidei do Batismo e da Doutrina para meus filhos? Deixei de controlar seus filmes e leituras? Castiguei-os com ira? De-lhes mau exemplo? Não os ensinei a rezar e amar a Deus e a Igreja? Não os alertei contra más companhias?

5º Não matar – Tive ódio do próximo? Desejei-lhe a morte ou o mal? Cultivei inimizades? Não perdoei quando me pediram? Embriaguei-me? Fumei? Droguei-me? Pus minha vida em perigo, com velocidade, rapel, body-jump? Fiz aventuras com risco de vida? tentei suicídio? Injuriei os outros?Briguei? Deixei de ajudar o próximo quando podia? Roguei pragas? Matei alguém? aconselhei a matar? Planejei um assassinato? Fiquei com inveja do bem estar do próximo? abortei ou defendi o aborto? Defendi leis a favor do aborto? maltratei animais por prazer? Não tive caridade com os pobres e desvalidos? atentei contra a honra do próximo? Pus a vida dos outros em perigo? pertenço a partido que apoia o aborto e a eutanásia?

6º Não pecar contra a castidade e 9° Não desejar a mulher do próximo – Consenti em pensamentos imorais em relação ao sexo? Olhei com avidez para pornografia e pessoas com traje indecente? Contei piadas sujas e imorais? cantei músicas imorais? masturbei-me? Cometi adultério? Tive contatos homossexuais? Pratiquei lesbianismo? trajei-me de modo indecente e provocante? Busquei chamar a atenção para meu corpo semi-despido? Usei roupas colantes como calças jeans e com elas fui à Missa? Pratiquei sexo durante o namoro, ou fora do casamento? Pretendi o divórcio? Deixei de rezar para ser casto? Evitei filhos por meios não aprovados pela Igreja? Pratiquei sexo anal, mesmo no casamento? Sou viciado em pornografia na internet? fui orgulhoso? deixei-me conduzir pela futilidade das modas e modismos? vesti-me para provocar os homens?

7º – não roubar e 10º Não cobiçar as coisas alheiras: roubei, ou tive vontade de roubar? Não devolvi o produto roubado? Comprei e não paguei? Furtei e aceitei objetos roubados? Furtei dinheiro dos meus pais? Planejei um furto ou roubo? deixei de apgar as minhas dívidas? Cobrei juros extrosivos? Não paguei salário justo ou o neguei aos funcionários? Desperdicei tempo no tarbalho? desperdicei tempo no trabalho? desperdicei dinheiro em jogatina? Apelei injustamente para ajustiça do trabalho? abusei da alta dos proeços? Enganei nos negocios? fraudei nos pesos e medidas? Fraudei contratos e licitações? Aceitei ou paguei suborno?

8º Não levantar falso testemunho – Menti? Falei mal dos outros? Difamei? Caluniei? Fiz juramento falso? Semeei a discórdia e as inimizades? Provoquei inimizades políticas? exagerei nas faltas dos outros? vivo criticando os outros sem olhar para mim antes? Sou fofoqueiro e mexeriqueiro? Violei segredos? abri cartas alheias? Fingi doença ou piedade para enganar os outros? deis falso testemunho? fui teimosos e obstinado no mal, persegui alguém? dei falso testemunho prejudicando alguém?

Além destes: Cumpri fielmente os 5 Mandamentos da Santa Igreja?

1º Guardei domingos e festas de guarda? 2º Confessei-me pelo menos uma vez a cada ano? 3º Comunguei todos os anos pela Páscoa? 4º Cumpri os jejuns e abstinências de preceito? 5º Paguei de forma justa e feliz o dízimo conforme o costume? Lembramos que o descumprimento de qualquer um destes mandamentos é pecado grave, que impede participar da comunhão sem antes ir se confessar.

Lembre-se: Deus não precisa de nós! Mas como nos ama com amor infinito, sempre vem em socorro daquesl que humildemente lhe pedem perdão e imploram a Sua misericórdia. O sacerdote não perdoa em nome de si próprio e sim em nome da Santíssima Trindade., E é preciso compreeender que a misericórdia divina não contempla os orgulhosos, que não se humilham diante Dele nem pedem perdão. Ela não é auromática, quem se fia neste mito acaba caindo nas malhas da Justiça!

Não esqueça: O Inferno existe e ele foi criado para os pecadores que não se confessam: Não siga o mal ensinamento dos protestantes, que dizem se confessar direto com Deus, isso não existe. Não siga o ensinamento do Diabo que diz: o padre é mais pecados do que eu, isso para se livrar da Confissão. Este é um pecado gravíssimo de blsf~emia! Não esconda um pecado de estimação porque isso invalida o Sacramento e causa o sacrilégio! Não vá ao confessionário contar os pecados dos outros, conte apenas os seus e assuma a culpa. Não tente se justificar alegando que pecou por culpa dos outros. Não vá ao padre contar longas histórias, porque o confessionário não é para psicanálise, nem local de lamúrias pessoais: diga apenas padre, eu fiz isso, fiz aquilo e assuma com coragem e humildade aquilo que fez. Deus quer assim! E se esquecer de um pecado, nã próxima confissão fale isso ao padre. Se tiver muitos pecados, pode levar por escrito e ler em voz alta ao sacerdote.

Tendo se lembrado de tudo isso, agora pode ir ao confessionário. Ajoelhe-se, de preferência, faça uma to de contrição que pode ser assim: Ó meu Jesus, crucificado por minha culpa, estou arrependido de ter pecado, pois ofendi a Vós que sois tão bom e merecei ser castigado, neste mundo e no outro, mas perdoai-me Senhor, não quero mais pecar. Amém!

Diga então: padre, dai-me vossa benção porque eu peguei! ( Agora conte os seus pecados com toda confiança)

O padre irá ouvir com carinho, irá lhe dar um conselho, que você deve ouvir com toda a atenção e seguir. depois ele lhe dará uma penitência, seja algumas orações, uma leitura bíblica, ou uma ação social que você deve cumprir com amor. Assim vocês estará perdoado, se sentirá livre e feliz. Como se Jesus dissesse: Teus pecados estão perdoados, vai e não peque mais!