Menu Fechar

Santa Matilde – 14 de março

Santa Matilde nasceu em 895. Casou-se aos 14 anos com Henrique, rei da Germânia, com quem teve dois filhos: Oton e Henrique. Matilde aprendeu a ler e escrever depois de casada. Utilizava seu patrimônio em favor dos necessitados, sendo também bastante atuante nas questões políticas. Em 936 morre Henrique, seu marido, e Oton é coroado imperador em Roma.

Santa Matilde dizia aos filhos: “Meus queridos filhos, gravai bem no vosso coração o temor de Deus. Ele é o Rei e Senhor verdadeiro. Feliz aquele que prepara sua eterna salvação”.

A partir da morte do marido o seu calvário começou, ao ponto de ser traída pelos filhos, com a falsa acusação de que estaria esbanjando os bens com os pobres. Ela foi exilada e seus bens confiscados.

Mais tarde, seus filhos a anistiaram e lhe devolveram os bens. Santa Matilde empregou seu patrimônio na construção de hospitais, mosteiros e igrejas.

Retirou-se para um convento onde faleceu a 14 de março de 968, sendo sepultada ao lado do marido.

A imagem de Santa Matilde traz uma igreja e uma carteira nas mãos, representando a caridade para com os pobres.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

 REFLEXÃO Santa Matilde destacou-se pela sua caridade sem limites. Tudo fazia em favor dos mais pobres, utilizando para isso as riquezas de que dispunha. Seus gestos neste mundo abriram para ela a herança eterna e o reino do Céu. Nem sempre somos capazes de dividir o que temos e muitas vezes acumulamos mais do que necessitamos para uma vida digna. Que tal deixar que o espírito da caridade e do despojamento tome conta de nós?

ORAÇÃO Senhor Jesus, a falta de solidariedade é o grande mal da humanidade. Perdoai-nos por nos fecharmos em nós mesmos, por nos preocuparmos somente com aquilo que nos rodeia, negando-nos a estender a mão até mesmo àqueles que nos são mais caros. Pelos méritos de Santa Matilde, nobreza de pessoa e de alma, nós Vos rogamos a graça de bem administrarmos os talentos e bens que de nosso Pai Celeste recebemos. Amém!

BUSCAR POR DIA

<AnteriorPróximo>MARÇO 2019

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
242526272812
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31123456
A12 FORMAÇÃOVER MAIS
  • 1 COMO NÃO CAIR EM MOMENTOS DIFÍCEIS DA VIDA?Como não cair em momentos difíceis da vida?
  • 2 QUAL RELAÇÃO DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA COM NOSSA SENHORA DA GLÓRIA?Qual relação da Assunção de Nossa Senhora com…
  • 3 A MISSÃO DO PAIA missão do pai
  • 4 POR QUE É DIFÍCIL DISCERNIR O QUE SE QUER DA VIDA?Por que é difícil discernir o que se quer da vida?